sexta-feira, abril 06, 2007

La Solitudine - Laura Pausini em San Remo



Esse vídeo é do festival de SanRemo de 1993, em que a Laura ganhou o prêmio de melhor jovem cantor (categoria única). É um dos festivais de música mais badalados e tradicionais que se tem notícia:

"O Festival de Sanremo ou Festival da canção italiana é considerado um dos mais importantes festivais de canções do mundo e talvez o mais importante da Europa, principalmente por sua longevidade. É realizado sem interrupção desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão na Itália em 1955"
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Sanremo)

Postei esse vídeo pra ilustrar minha opinião sobre a Laura Pausini: a aqui ela não era famosa e talvez por isso não tinha assimilado aqueles "tiques" de cantora pop americana. É claro que isso é uma questão de gosto, mas a minha impressão e minha opinião é que em certos momentos ela é mais "ela mesma", e isso é mais comum no começo da carreira. Os discos não eram vendidos nos USA, Japão, Brasil, Mexico, etc, e sua forma de cantar era mais direta, mais incisiva, mais forte e menos "enfeitada". Acho a voz dela linda demais, mas a fase da badalação é a que menos empolga.

Talvez ela própria não concorde, mas me parece que o som foi ficando muito "formatado", moldado ao padrão "musica pop romântica" yankee (note-se que os USA detém sozinhos mais da metade do mercado fonográfico do mundo e muitos outros mercados grandes como o brasileiro são fortemente moldados pelo americano, vide Sandy e a a própria música sertaneja). Acho que isso podou muito sua personalidade, o que, em termos de fama, pode ter sido bom, pois ela conquistou (não sei se de propósito ou não, isso realmente não faço idéia)a maior parte dos fãs da Mariah Carrey, da Beyoncé, etc, no primeiro e no terceiro mundo.

Mas enfim, reiterando.. que voz linda tem essa italiana