sábado, abril 25, 2009

Un Homme et Une Femme\ 1966

..

A versão do Samba da Benção em francês, no belíssimo filme "Um Homem,Uma Mulher" de Claude Lelouch. O filme além da música de Vinícius de Moraes e Baden Powell, tem uma fotografia muito bonita! Mostra o despertar do amor entre um homem que ainda está em processo de elaboração da morte de sua ex esposa e uma mulher que perde seu marido após um grave acidente. Os dois iniciam uma amizade quando se conhecem casualmente, num domingo à tarde, após um encontro no colégio interno onde seus filhos estudam. Neste dia, ela perde o trem e assim ele lhe oferece carona de volta à Paris.

Assim, todos os domingos voltam a se encontrar e iniciam uma relação de amizade e troca de sentimentos relacionados às lembranças de seus ex companheiros, dividindo o momento de dor numa relação sincera que vai se tornando muito próxima com o passar do tempo. Em um primeiro momento, apesar de se sentirem atraídos não conseguem ficar juntos pois ambos continuam ligados na memória e no amor de seu passado.


Aos poucos a relação vai se transformando, ficando claro a aproximação mais forte entre eles. Inicia-se um novo olhar e seus pensamentos e gestos vão sendo revelados sutilmente por meio de hesitações, palavras não ditas e subentendidas. Os dois se descobrem muito envolvidos e a atração inicial se transforma em amor.

Este filme é uma das histórias de amor mais bonitas que já assisti! Dias de chuva são típicos para lembrar dele. ehehehe =)
Destaque para a cena, quando ele lhe oferece carona de volta à Paris, logo após de se conhecerem!
..
..
E.. a música tema do filme, Un Homme et Une Femme, por Francis Lai