sexta-feira, março 30, 2007

O homem que voou do seu apartamento (1981-88)

Instalação do artista plástico Ilya Kabakov mostra o insólito momento após um homem ter se lançado de seu apartamento.
Num daqueles apartamentos comuns na Rússia comunista onde famílias se empilhavam sem ideia de conforto ou privacidade, este personagem quis fugir de sua vida comum se catapultando, com sua própria invenção, pelo teto do prédio. Rodeado por cartazes que denunciam o contexto político e as condições em que muitos soviéticos viviam, o aposento quebrado no teto, a catapulta humana e as poucas coisas que sobraram, formam a cena de um crime; o crime de querer fugir do comunismo, de sentir-se um Alien. "Ele dizia que não pertencia a este mundo" Depoimento de um vizinho.
A instalação alimenta-se do imaginário nacional russo pela corrida espacial, uma vontade comunitária que torna-se a ação de um homem só. A abertura do quartinho para o espaço destrói a noção de dimensão aludindo ao desejo de libertar-se dos confinamentos e regularizações da vida Soviética assim como a aspiração universal de atingir liberdade pessoal, resistindo a qualquer totalitarismo .
Ainda mais genial de Kabakov é que por trás da cena, há toda a história do homem que se catapultou em Março de 1982 e nunca mais foi encontrado. Acreditava na teoria da pétalas gigantes de energia que poderia levar os seres humanos do planeta Terra para outros planetas quando eles saíssem da órbita.
Estou contando o que ouvi, se é verdade não sei. Daí que vem as histórias fantásticas que povoam nosso imaginário.
Kabakov é um artista de grandes instalações, vale a pena pesquisar um pouco para conhecer mais trabalhos deste cara genial.
Ele tinha até o projeto de sua viagem para não mais voltar: