quinta-feira, janeiro 24, 2008

I Campeonato SOP 2008 de Marcas - Fase Milenário

...
Realizou-se neste mês de janeiro a primeira etapa do Campeonato SOP de degustação de Cervejas.

Uma brincadeira divertidíssima

É a terceiro projeto do gênero, e o mais bem organizado. O primeiro, realizado anos atrás em Florianópolis, foi mal sucedido porque eram servidas 7 marcas ao mesmo tempo, o que confundia o paladar. O segundo foi realizado nestas férias em Florianópolis com Ka, Vi, Fer, Jo e Ju e ainda está incompleto. Receberá a atenção na hora propícia. Foi fundamental por consolidar o novo regulamento.

Regras e procedimentos.

01. É uma disputa entre as marcas, não entre as pessoas. Não confundir. Nós decidimos, os candidatos são elas! O objetivo é saber de quais cervejas gostamos mais ÀS CEGAS, sem influência de mídia, de rótulo, de opiniao dos amigos etc.

02. Foram escolhidas 18 cervejas segundo os seguintes critérios:

2.1 Todas devem ser relativamente fáceis de encontrar, ou seja, populares
2.2 Devem ter preço baixo, ou seja, a latinha ou garrafinha devem custar no máximo R$ 1,99 no supermercado (exceto a Antartica Original, que custa 2,80 a garrafa grande)
2.3 Cervejas escuras, tipo weiss ou outras facilmente identificáveis, bem como as sem álcool e as não populares ficam para outra categoria, a ser realizada posteriormente.

Listagem das marcas selecionadas: Budweizer, Antártica, Antártica Original, Colônia, Heineken, Brahma, Brahma Extra, Skol, Skol Beats, Kaiser, Kaiser Gold, Summer Draft, Stella Artois, Bavaria, Bavaria Premium, Bohemia, Nova Skin, Sol.

03. Os participantes foram: Márcio, Tony, Clóvis, Juliano e Robson (cuja pontuação foi colocada à parte, em razão da dificuldade garantir sua presença nas outras etapas). Os árbitros foram Diego Tufão e Júnior.

04. As 18 marcas foram divididas em 6 grupos de 3 por sorteio pelos juízes, em segredo. A degustação de cada grupo de 3 cervejas representou uma rodada.

05. Cada participante, a seu turno, escolheu a melhor, a segunda e a pior entre as 3 cervejas não identificadas, conferindo 2, 1 e 0 pontos respectivamente.

06. Somados os pontos, a cerveja mais votada de cada grupo classificou-se para a fase final. Ao todo, são seis classificadas. (salvo os casos de empate, que devem ser repetidos).

Resultados


GRUPO 01

Bohemia 7 pontos (classificada)
Nova Skin 3 pontos
Bavaria Premium 2 pontos

Comentário: Deu a lógica. Ju, Tony e eu votamos na Bohemia. Só o Márcio escolheu a Nova Skin e colocou a Bohemia em segundo. Ficou decepcionado consigo mesmo. Ele alegou que estava gripado (!!!). A Nova Skin deveria ser a mais odiada, era consenso, mas com o voto do Márcio galgou o segundo lugar (quiá quiá quiá)...


GRUPO 02

Brahma Extra 4 pontos
Skol 4 pontos
Bavaria 4 pontos

Comentário: Empate triplo. haverá um novo teste desempate entre as três. A favorita era Brahma Extra e a Skol é bem vista. O Márcio e Eu nos punimos por votar na Bavaria. MEA CULPA, MEA CULPA! já dizia o saudoso Brancaleone da Norcia. Mas vamos tirar a questão a limpo. Carambolas!


GRUPO 03

Kaiser Gold 5 pontos (classificada)
Colônia 4 pontos
Antartica Original 3 pontos

Comentário: A favorita era original, mas dizem os especialistas que a melhor é a Kaiser Gold e tivemos que assumir o resultado. A pontuação foi clara. Mas a original ficou em terceiro, isso continua sem explicação. Fui o único que votei nela, confirmando minha opinião inicial. Obrigado, obrigado.


GRUPO 04

Stella Artois 8 pontos (classificada)
Skol Beats 3 pontos
Kaiser 1 ponto

Comentário: Resultado óbvio e incontestável. Uma unanimidade, confirmando prognósticos.


GRUPO 05

Budweiser 6 pontos
Antártica 4 pontos
Kaiser Summer Draft 2 pontos

Comentário: Mais um resultado incontestável, na pontuação e na lógica.


GRUPO 06

Heineken 5 pontos
Sol 5 pontos
Brahma 2 pontos

Comentário: Empate. A favoritíssima era a Heineken e a Sol era desprezada pela crítica, mas deu empate. O Ju e o Márcio votaram na Sol e eu e o Tony na Heineken. Ficou decidido por consenso que o teste desse grupo será totalmente refeito. Com as três. Obviamente contribuiu o fato de a Brahma ser bem quista (apoio da torcida), mas pesaram os argumentos de não se facilitar demais a identificação e de todos confessarem que na sexta rodada o paladar já estava meio confuso.

Classificadas até o momento: Bohemia, Kaiser Gold, Stella Artois e Budweiser.
Resultados ainda indefinidos (a desempatar): Grupo 02 e Grupo 06.

Novas parciais em breve