domingo, junho 24, 2007

"A Terra Vista do Céu"




Uma exposição com imagens do projeto "A Terra Vista do Céu", do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, pode ser vista em Bruxelas até o fim deste mês. Com a iniciativa, o ministério de Meio Ambiente da Bélgica quer chamar atenção para problemas ambientais, como os que as ilhas Maldivas já enfrentam por causa do aumento do nível do oceano.



Desde o início, o objetivo do fotógrafo era revelar o estado atual do planeta e as condições em que vivem os seus habitantes. Na imagem acima, Arthus-Bertrand mostra um trabalhador descansando sobre o algodão colhido na Costa do Marfim. Diariamente, cada um deles recolhe entre 15 e 40 quilos do produto.



Com esta foto, Arthus-Bertrand quis chamar atenção para o rápido crescimento no número de veículos motorizados nos países subdesenvolvidos. Os dromedários usados há décadas pelos Tuareg no transporte de sal vêm sendo substituídos por caminhões, que podem transportar, cada um, a carga levada por 250 animais.



As plumas do ibisco vermelho, tradicionalmente usadas nas vestimentas dos índios da região do rio Orinoco, na Venezuela, agora são exploradas comercialmente para a fabricação de flores artificiais. Com menos de 200 mil pássaros em toda a Américas do Sul e Central, a espécie está atualmente ameaçada.



Na primavera de 2001 o rio Saône, na região do Ródano, França, transbordou e inundou. "Mas a natureza não foi a única culpada pela enchente", afirma o fotógrafo. "O homem também teve sua parcela de culpa, por construir em áreas propensas a inundação e por desmatar a região", diz Arthus-Bertrand.

{ fonte: http://bbc.co.uk }