sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Um post bem legal!





Tudo começa com uma sugestão: que o post fosse sobre cinema. Eu queria tecer opiniões sobre um filme indicado pelo Clóvis, mas como eu ainda não o vi, ficará em aberto. A linhas abaixo são um mix de opinião, biografia e sinopse de um filme que ambos vimos, e provavelmente muitos outros também. Espero que gostem.

Para quem gosta não apenas de bons filmes, mas também de rock, cabe a sugestão: Johnny e June, de título original "Walk the Line ".

É a história de Johnny Ray Cash, um cantor e compositor americano de música country, conhecido por seus fãs como "O Homem de Preto". Cash se apresentava, na maioria das vezes vestido de preto, calçando uma bota igualmente preta de cano longo, o que o levou a tal apelido. Explicanso se o seu estilo, surge "Man In Black", : "I wear the black for the poor and the beaten down, / Livin' in the hopeless, hungry side of town, / I wear it for the prisoner who has long paid for his crime, / But is there because he's a victim of the times" ("Eu me visto de preto pelos pobres e oprimidos/ Que vivem no lado faminto e sem esperanças da cidade / Eu me visto assim pelo prisioneiro que há muito pagou por seu crime / Mas está ali pois é uma vítima dos tempos").

A biografia filmada, relata desde a sua infância até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins, bem como a conturbada vida que tinha, por ser viciado em afetaminas e barbitúricos (uma substância depressora do sistema nervoso central).

Embora praticamente fora de controle, pelo vício, a criatividade frenética de Cash ainda conseguia criar hits. "Ring of Fire" foi um sucesso, alcançando o primeiro lugar nas paradas country, co-escrita por June Carter e Merle Kilgore.

Cash decide, após inúmeros incidentes pessoais e até mesmo complicações com a lei, começar a longa e difícil jornada rumo à reabilitação. Ele se trancou em casa para tentar se desintoxicar, contando com o apoio irrestrito dos amigos e da então esposa, June Carter, também cantora, que ele conheceu em uma turnê. A balada romântica "Flesh and Blood" foi uma das primeiras de inúmeras músicas que Cash dedicaria à sua amada.

June Carter, faleceu de complicações decorrentes de uma cirurgia do coração em 15 de maio de 2003, aos 73 anos de idade. Menos de quatro meses depois, Johnny Cash morreu devido ao diabetes aos 71 anos de idade.

Desde seus primórdios como um pioneiro do rockabilly e rock and roll nos anos 50 à sua transformação em um representante internacional da música country e até sua reconquista da fama nos anos 90 tanto como uma lenda viva como ícone do country alternativo, Cash influenciou incontáveis músicos e deixou um trabalho igualado apenas pelos maiores artistas de sua época.





Bom filme!
K.G.