sexta-feira, setembro 19, 2008

Livro ou Filme?

Antes de começar a contribuir para a construção do Sarau, eu gostaria de me apresentar já que sou uma novidade entre o grupo.

Meu nome é Isabel Pinheiro de Paula Couto. Muito Prazer! =)

O Blog está de parabéns! Muita diversidade cultural de bom gosto. Penso que esta troca de opiniões, pensamentos e acontecimentos é fundamental para o crescimento e o enriquecimento humano de qualquer pessoa. Por isso, acho que será super bom poder participar e compartilhar idéias com vocês.

Meu primeiro post tem relação com uma temática que venho pensando há dias...
Livro ou filme? O que é melhor? Sempre tive a idéia de que o livro é superior ao filme. Por vários motivos. O livro nos provoca a imaginação, nos faz dar vida a história com os traços que aguçamos dentro de nós mesmos, enriquece o nosso vocabulário, às vezes, nos leva longe. Conhecemos culturas as mais diversas, pessoas de todos os tipos e, dependendo do livro, podemos entender todo o momento histórico de uma geração. Não cabe aqui enumerar tudo que ganhamos a partir deste nosso e tão fundamental companheiro livro: inúmeras possibilidades.

O filme, por sua vez, dá vida a tudo isto que criamos em nosso mundo imaginário. Traz às pessoas já traçadas, ilustra os lugares, nos envolve com a música [ =) Aaaah, a MÚSICA!!! ] O filme dá toda a forma, com suas sombras e cores para todos os fraseados e pontilhados. Tem uma beleza diferente. Nos traz pronto o conjunto da obra. Precisamos apenas observar e sentir a vibração entre atores/ atores e fotografia/ luzes e sombras/ sons e silêncio.

O que é melhor então? Depende. Acho que concluí. Rsss (Acho e concluí ficou estranho), mas o que quero dizer é que fico confusa porque, às vezes, ao me deparar com certos artistas percebo que não se pode generalizar. Eles nos fazem questionar justamente isto que venho martelando durante a semana. Livro ou filme? A obra a qual me refiro neste caso em particular é: Morte em Veneza, de Thomas Mann; ilustrada em filme por Luchino Visconti.

Não sei se vocês já leram ou se já assistiram ao filme, por isso trago para vocês uma cena específica que a meu ver é auto-explicativa. Pode-se sentir a atmosfera densa e trágica do enredo da história. Além da belíssima fotografia, temos um ator esplêndido que sabe transmitir perfeitamente o momento vivido dentro do livro. Uma verdadeira maravilha!

Esta cena em particular no livro é descrita em mais ou menos 20 páginas... (que loucura!!!) que Luchino Visconti ilustra com a belíssima e envolvente música de Gustav Mahler... arf arf... é de perder o fôlego!!!

Assim, livro e filme caminham juntos como espelho e reflexo. É assim que penso, mas há livros e livros... filmes e filmes.

Fica a indagação para vocês também: Livro ou filme?


MORTE EM VENEZA:

*Para saber mais sobre o filme:

http://www.contracampo.com.br/68/morteemveneza.htm

*Sobre o livro:
http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/863153

Por falar em filme, uma dica de filme para hoje: Camelos Também Choram. Vai passar na TV Cultura às 23h:30 =)