domingo, agosto 24, 2008
Quando o luxo está sem etiqueta
O cara desce na estação do metrô de NY vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.
Durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes. Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.
Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.
A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.
Talvez a conclusão seja: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto.
Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.
O vídeo da apresentação no metrô:
quinta-feira, agosto 21, 2008
Ciclo de Cursos em Direito Ambiental
O Grupo de Estudos de D. Ambiental e Ecologia Política da Ufsc está organizando um Ciclo de 7 Cursos de atualização em Direito Ambiental.
O Ciclo tem a Coordenação Científica do Prof. Dr. José Rubens Morato Leite e dos mestres/doutorandos Carolina Bahia e Clóvis E. M. da Silveira. É organizado pelos demais membros do Grupo, Mestrandos, Bacharéis e Graduandos, dentre os quais Bruna Graziano, Kamila Moraes, Larissa Almeida, Marcela Maciel, Isabel Koneski, Carlos Pescador (perdoem-me qualquer esquecimento) e ministrado por todos.
Os Cursos ocorrerão no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. As inscrições, limitadas a 90 vagas por curso, são abertas a toda comunidade e custam 1 kg de alimento não perecível. Para informações vide site www.gpda.ufsc.br a partir desta segunda-feira.
Datas
Dia 10/09 (das 8:00 às 12:00)
Dano Futuro Ambiental, com Dr. Délton Winter de Carvalho
Dia 18/09 (das 8:00 às 12:00)
Globalização e Direito Ambiental, com Clóvis e Bruna /
Crueldade contra Animais com Carol B. e Kamila
Dia 25/09 (das 8:00 às 12:00)-
Ação Civil Pública, com J.R e Larissa
Caso Santa Mônica, com J.R. e Marcela
Dia 02/10 (das 8:00 às 12:00)-
Licenciamento Ambiental, com Carlos
EIA/RIMA, com Isabel.
....
Cartaz
...
quarta-feira, agosto 20, 2008
E a juventude?!
terça-feira, agosto 19, 2008
segunda-feira, agosto 18, 2008
John Lennon - Happy Xmas
Muito embora não seja Natal, aproveito essa época de Olimpíadas na China para postar esse vídeo da Clássica Happy Xmas, composta por John e Yoko em 1970 (música muitíssimo regravada, muitas vezes em versões marqueteiras).
Digo China porque é um país de contrastes, rica, economia em expansão, engolindo setores inteiros do mercado e crecendo 10% ao ano... Mas ao mesmo tempo um país extremamente pobre e cheios de conflitos civis, crueldades e desumanidades de toda ordem..
Além disso, justifico a postagem desse vídeo porque pra época do Natal tenho outros planos ;)
Essa canção e esse vídeo são de cortar o coração. muita gente já conheçe.. Em todo caso preparem os lençinhos
...
...
Abraços amigos.
Bachianas Brasileiras no 5
...
Jungmee Kim, piano; Dana Schnitzer, soprano; Aristides Rivas, cello
...
sábado, agosto 16, 2008
CAYMMI
O cantor, compositor e pintor Dorival Caymmi hoje, sábado, aos 94 anos, de insuficiência renal
Acima de tudo como um magistral compositor folclorista, unanimidade entre os grandes da música brasileira como Tom Jobim e Caetano, ele expressou com extrema sensibilidade a vida da Bahia, as paisagens, os pescadores, as tragédias, as alegrias e o ritmo da gente dele...
A morte de um homem extremamente bem sucedido e admirado e ao mesmo tempo puro, simples, sereno, com 94 anos, não pode ser visto como algo trágico. Cabe apenas lembrarmos como é valiosa a música regionalista brasileira e como sua vida mudou as vidas de muitas pessoas.
...
...
...
Esse vídeo já foi postado.. Mas a ocasião justifica revê-lo
Afinal a versão dos Novos Bianos é fenomenal:
...
GPDA
GRUPO DE PESQUISA DE DIREITO AMBIENTAL NA SOCIEDADE DE RISCO
...
Gostaria de apresentar o site do GPDA, grupo de estudo orientado pelo Prof. Jr. Morato Leite
O GPDA executa atividades de pesquisa, extensão e ensino, conforme descrição:
"Pretende-se desenvolver pesquisa das questões dogmáticas e normativas do direito ambiental, de forma crítica, tendo como base de fundo a Teoria da Sociedade de Risco.
O grupo contribui para fortalecer o desenvolvimento da cidadania ambiental, incluindo prestação jurisdicional ambiental.
Procura-se, ainda, buscar soluções em face da antinomia entre a proteção jurídica ambiental e a sociedade de risco. Como atividade de extensão o Grupo presta Assistência Jurídica Gratuita às Associações Civis Ambientais de Florianópolis, visando à Tutela Jurisdicional Ambiental objetivando, principalmente, inibir o dano ambiental.
No que tange ao ensino serão elaborados seminários, workshops, cursos, visando estimular os estudantes e pesquisadores às atividades acadêmicas."
O SITE traz a descrição dos cursos, projetos e Ações já realizadas pelo Grupo...
http://www.gpda.ufsc.br/
..
sexta-feira, agosto 15, 2008
terça-feira, agosto 12, 2008
Muito, muito tempo sem postar, então pra voltar com grande estilo, pompa e circunstãncia, volto mencionando o discurso mais conhecido do popularíssimo MLK.
Vejo, eu posso ter muito em comum com um religioso, e acredito que nesse momento que passamos em nossa ilha que é a globalização, é mais que nunca hora de entender o que temos em comum e como coalisões podem ser feitas para percebermos o quanto estamos próximos.
Então, que o Luther King fale por mim.
"Não, não, nós não estamos satisfeitos e nós não estaremos satisfeitos até que a justiça e a retidão rolem abaixo como águas de uma poderosa correnteza.
Eu não esqueci que alguns de você vieram até aqui após grandes testes e sofrimentos. Alguns de você vieram recentemente de celas estreitas das prisões. Alguns de vocês vieram de áreas onde sua busca pela liberdade lhe deixaram marcas pelas tempestades das perseguições e pelos ventos de brutalidade policial. Você são o veteranos do sofrimento. Continuem trabalhando com a fé que sofrimento imerecido é redentor. Voltem para o Mississippi, voltem para o Alabama, voltem para a Carolina do Sul, voltem para a Geórgia, voltem para Louisiana, voltem para as ruas sujas e guetos de nossas cidades do norte, sabendo que de alguma maneira esta situação pode e será mudada. Não se deixe caiar no vale de desespero.
Eu digo a vocês hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho."
sábado, agosto 09, 2008
McMutantes
domingo, agosto 03, 2008
Escalação II - IRLANDA
Irlandesas :P
A inspiração vem do retorno da minha priminha de Dublin, cheia de estórias pra contar
Com ajuda do oráculo dos tempos moodernos, para refrescar a memória, escolho:
DANIEL DAY-LEWIS no gol, considerando sua invejável regularidade. Só pra começar, esse ator incriticável fez O Último do MOicanos, Gandhi, Meu pé esquerdo, A insustentável Leveza do Ser, Gangs de Nova York, Uma janela para o Amor e Em nome do Pai.
Na zaga, os prêmio Nobel SAMUEL BECKETT (dramaturgo cujas peças e contos tragicômicos são capazes de matar de rir um sapo) e o grande escritor GEORGE BERNARD SHAW, cuja obra não conheço, mas cujas sentenças sempre aparecem naqueles frases do dia de agendas, cadernos e ementas de outros livros
Na meia cancha temos os geniais JONATHAN SWIFT(Viagens de Gulliver); OSCAR WILDE, (Salomé, O Retrato de Dorian Gray); JAMES JOYCE (Ulysses, O Retrato de um artista quando jovem, Dublinenses).
Nas alas, temos os filósofos EDMUND BURKE e THOMAS MORE.
Por fim, no ataque, pra fazer os gols, temos BONO VOX E RORY GALLAGHER. Como substitutos podemos colocar VAN MORRISON e THE EDGE (revezando com o Bono no lado U2)
Mas sinceramente ainda estou traumatizado com esses Russos. LENIN-TROTSKY, caramba! Põe a Lolita pra equilibrar!
Esse time tá habilidoso demais, mas precisaria um lado MAIS VIOLENTO, ou não sobrarão canelas.
sexta-feira, agosto 01, 2008
Escalacao I - RUSSIA
Para tao elevado proposito, eis a sugestao, a ser profundamente discutida na mesa de um bar: inspirada pelo CRASSICO de monty python, futebol dos filosofos, acho que nestes tempos olimpicos deviamos fazer umas selecoes louquissimas e fechar times e chaves e fazer tipo uma copa louca dos filosofos. Acho que numa reuniao de degustacao cervejistica do SOP essa ideia faria sucesso.
vou de RUSSIA! Uniao Sovietica rulez =]
Fyodor Dostoevsky
Leo Tolstoy
Vladimir Lenin
Leon Trotsky
Vladimir Nabokov (... hahaha)
Joseph Stalin
Mikhail Gorbachev
Nikita Khrushchev
Leonid Brezhnev
Rasputin
Pavlov (no gol)
Poste a sua selecao!
Um Barato
Perfil do "My pace", para ouvir o primeiro e excelente single dos Stereotipos, com "Um Barato" e "Pub Fiction": http://www.myspace.com/stereotiposbr
Para fazer DOWNLOAD: http://www.toputo.com.br/?show=mp3&up=stereotipos
UM BARATO
Se o tempo passasse
E a roda rodasse
E a boca calasse
E você suspirasse
E o vazio esvaziasse suas malas
E o passado, na porta da sala
Se o bastante bastasse
E sua mão levantasse
Escolhesse entre todos
Perdesse seu jogo
Se o silêncio trouxesse a euforia
Sentado à cavalaria,
Seria um barato.
Se o mundo bastasse
E o tempo parasse
O intento contasse
E o momento chegasse
Se a alegria batesse à sua porta
E ela não se fizesse de morta
Se o tempo passar
Se a roda rodar
Se a boca calar
Se você suspirar
Se o vazio esvaziasse suas malas
E o passado na porta da sala,
Seria um barato.
....
Esse moleque, compondo e cantando essa música linda, é o mesmo que estava, esses dias, ouvindo Beatles comigo, lendo quadrinhos do Homem Aranha, jogando futebol no quintal e aprendendo a tocar violão :,) Mano querido! Eu que era o ídolo, também virei fã.
.
STEREOTIPOS
Como boas vindas à nova fase do nosso Sarau, quero demonstrar todo meu apreço por essa banda florianopolitana de incrível bom gosto que surpreende a cada dia.
Formada, em ordem alfabética, pelos amigos camaradas André Ribeiro (Bateria), Bruno Ruffier (Guitarra e Voz) e Greg Gianelli (Guitarra e Voz) e pelo mano Ju Caverna (Baixo e Voz), a banda surgiu no início desse ano, quando a última formação da antiga "Sol 68", que tinha mais elementos Jazz e Blues, e era mais pesado (a la The Cream, pra dar uma idéia) mudou um pouco a proposta, com músicas mais "colantes" e equilibradas, com mais vocalizações e, no meu entender, mais personalidade.
Os guris estão com agenda disputada.. Balneário, Florianópolis, Jaraguá, Joinville, São José, Blumenau, etc, e moram no DC.
Aqui o trecho de uma das linhas de show, só de Rock´n´Roll dos 50´s, que, apesar da qualidade ruim do vídeo, é um barato (droga de piada telegrafada):