domingo, agosto 24, 2008

Quando o luxo está sem etiqueta

Recebi esse texto por e-mail e acho que cabe bem aqui...

O cara desce na estação do metrô de NY vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.

Durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes. Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.

A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.

Talvez a conclusão seja: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto.

Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.

O vídeo da apresentação no metrô:

quinta-feira, agosto 21, 2008

Ciclo de Cursos em Direito Ambiental

...
O Grupo de Estudos de D. Ambiental e Ecologia Política da Ufsc está organizando um Ciclo de 7 Cursos de atualização em Direito Ambiental.

O Ciclo tem a Coordenação Científica do Prof. Dr. José Rubens Morato Leite e dos mestres/doutorandos Carolina Bahia e Clóvis E. M. da Silveira. É organizado pelos demais membros do Grupo, Mestrandos, Bacharéis e Graduandos, dentre os quais Bruna Graziano, Kamila Moraes, Larissa Almeida, Marcela Maciel, Isabel Koneski, Carlos Pescador (perdoem-me qualquer esquecimento) e ministrado por todos.

Os Cursos ocorrerão no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. As inscrições, limitadas a 90 vagas por curso, são abertas a toda comunidade e custam 1 kg de alimento não perecível. Para informações vide site www.gpda.ufsc.br a partir desta segunda-feira.

Datas

Dia 10/09 (das 8:00 às 12:00)

Dano Futuro Ambiental, com Dr. Délton Winter de Carvalho

Dia 18/09 (das 8:00 às 12:00)

Globalização e Direito Ambiental, com Clóvis e Bruna /
Crueldade contra Animais com Carol B. e Kamila

Dia 25/09 (das 8:00 às 12:00)-

Ação Civil Pública, com J.R e Larissa
Caso Santa Mônica, com J.R. e Marcela

Dia 02/10 (das 8:00 às 12:00)-

Licenciamento Ambiental, com Carlos
EIA/RIMA, com Isabel.

....
Cartaz



...

quarta-feira, agosto 20, 2008

E a juventude?!

Foi-se o tempo que a juventude americana era "prafrentex". So querem saber de usar quilos de make-up, dirigir seus loucos carros, frequentar loucas baladas com suas fake IDs, encher seus iPods e iPhones com a ultima e consumir, consumir, consumir. (nao que eu nao tenha uma vontadinha de imitar a ultima parte, mas me falta o paitrocinio milionario....) Enfim... nao e a primeira vez que conto que so vejo vovo fazendo protesto aqui, mas essa foto mostra bem o espirito da coisa. Durante todo o fim de semana, tava rolando o famoso Chicago Air & Water show. Varios e varios avioes sensacionais e mega tecnologicos "se apresentaram", teve zilhoes de acrobacias aereas loucas, mil paraquedistas superlegais, enfim, um baita evento. Geraria debates de consideravel profundidade, tivessem estado presentes membros deste impoluto sarau. Como todo bom vovo americano, esses tiozinhos da foto nao podem ver uma aglomeracao que saem por ai com suas plaquinhas a agitar. Eh engracado, por que a absoluta maioria da "juventude" que tava no evento tava super maravilhada com as maquinas de guerra que cruzavam o ceu. Algumas delas pareciam ter saido direto de Star Wars. Maquinas maravilhosas e seus propositos nefastos. Filas (juro!) nas barraquinhas de recrutamento da marinha e da aeronautica. Enfim, quando a gurizada QUER virar milico, e quem protesta e pede paz eh membro do clube da terceira idade, eh sinal que tem caroco nesse angu, nao acham?

terça-feira, agosto 19, 2008

Inadimplente... Porém criativo!


Estes e-mails...
Ha ha!

segunda-feira, agosto 18, 2008

John Lennon - Happy Xmas

...
Muito embora não seja Natal, aproveito essa época de Olimpíadas na China para postar esse vídeo da Clássica Happy Xmas, composta por John e Yoko em 1970 (música muitíssimo regravada, muitas vezes em versões marqueteiras).

Digo China porque é um país de contrastes, rica, economia em expansão, engolindo setores inteiros do mercado e crecendo 10% ao ano... Mas ao mesmo tempo um país extremamente pobre e cheios de conflitos civis, crueldades e desumanidades de toda ordem..

Além disso, justifico a postagem desse vídeo porque pra época do Natal tenho outros planos ;)

Essa canção e esse vídeo são de cortar o coração. muita gente já conheçe.. Em todo caso preparem os lençinhos

...

...

Abraços amigos.

Bachianas Brasileiras no 5

...

...

Jungmee Kim, piano; Dana Schnitzer, soprano; Aristides Rivas, cello

...

sábado, agosto 16, 2008

CAYMMI

...

O cantor, compositor e pintor Dorival Caymmi hoje, sábado, aos 94 anos, de insuficiência renal

Acima de tudo como um magistral compositor folclorista, unanimidade entre os grandes da música brasileira como Tom Jobim e Caetano, ele expressou com extrema sensibilidade a vida da Bahia, as paisagens, os pescadores, as tragédias, as alegrias e o ritmo da gente dele...

A morte de um homem extremamente bem sucedido e admirado e ao mesmo tempo puro, simples, sereno, com 94 anos, não pode ser visto como algo trágico. Cabe apenas lembrarmos como é valiosa a música regionalista brasileira e como sua vida mudou as vidas de muitas pessoas.

...



...



...

Esse vídeo já foi postado.. Mas a ocasião justifica revê-lo
Afinal a versão dos Novos Bianos é fenomenal:



...

GPDA

..

GRUPO DE PESQUISA DE DIREITO AMBIENTAL NA SOCIEDADE DE RISCO
...

Gostaria de apresentar o site do GPDA, grupo de estudo orientado pelo Prof. Jr. Morato Leite

O GPDA executa atividades de pesquisa, extensão e ensino, conforme descrição:

"Pretende-se desenvolver pesquisa das questões dogmáticas e normativas do direito ambiental, de forma crítica, tendo como base de fundo a Teoria da Sociedade de Risco.

O grupo contribui para fortalecer o desenvolvimento da cidadania ambiental, incluindo prestação jurisdicional ambiental.

Procura-se, ainda, buscar soluções em face da antinomia entre a proteção jurídica ambiental e a sociedade de risco. Como atividade de extensão o Grupo presta Assistência Jurídica Gratuita às Associações Civis Ambientais de Florianópolis, visando à Tutela Jurisdicional Ambiental objetivando, principalmente, inibir o dano ambiental.

No que tange ao ensino serão elaborados seminários, workshops, cursos, visando estimular os estudantes e pesquisadores às atividades acadêmicas."

O SITE traz a descrição dos cursos, projetos e Ações já realizadas pelo Grupo...

http://www.gpda.ufsc.br/

..

sexta-feira, agosto 15, 2008

Edição comemorativa!

:D :D :D :D :D :D


terça-feira, agosto 12, 2008




Muito, muito tempo sem postar, então pra voltar com grande estilo, pompa e circunstãncia, volto mencionando o discurso mais conhecido do popularíssimo MLK.
Vejo, eu posso ter muito em comum com um religioso, e acredito que nesse momento que passamos em nossa ilha que é a globalização, é mais que nunca hora de entender o que temos em comum e como coalisões podem ser feitas para percebermos o quanto estamos próximos.
Então, que o Luther King fale por mim.

"Não, não, nós não estamos satisfeitos e nós não estaremos satisfeitos até que a justiça e a retidão rolem abaixo como águas de uma poderosa correnteza.

Eu não esqueci que alguns de você vieram até aqui após grandes testes e sofrimentos. Alguns de você vieram recentemente de celas estreitas das prisões. Alguns de vocês vieram de áreas onde sua busca pela liberdade lhe deixaram marcas pelas tempestades das perseguições e pelos ventos de brutalidade policial. Você são o veteranos do sofrimento. Continuem trabalhando com a fé que sofrimento imerecido é redentor. Voltem para o Mississippi, voltem para o Alabama, voltem para a Carolina do Sul, voltem para a Geórgia, voltem para Louisiana, voltem para as ruas sujas e guetos de nossas cidades do norte, sabendo que de alguma maneira esta situação pode e será mudada. Não se deixe caiar no vale de desespero.

Eu digo a vocês hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho."

sábado, agosto 09, 2008

McMutantes

Imaginem meu chilique ao dar de cara com ISSO em pleno intervalo comercial da abertura das olimpiadas na sala de teve da familia americana, em pleno horario nobre! Ailove mutantes!

domingo, agosto 03, 2008

Escalação II - IRLANDA

Prosseguindo com as escalações, eis meu time de futebol de personalidades
Irlandesas :P

A inspiração vem do retorno da minha priminha de Dublin, cheia de estórias pra contar

Com ajuda do oráculo dos tempos moodernos, para refrescar a memória, escolho:

DANIEL DAY-LEWIS no gol, considerando sua invejável regularidade. Só pra começar, esse ator incriticável fez O Último do MOicanos, Gandhi, Meu pé esquerdo, A insustentável Leveza do Ser, Gangs de Nova York, Uma janela para o Amor e Em nome do Pai.

Na zaga, os prêmio Nobel SAMUEL BECKETT (dramaturgo cujas peças e contos tragicômicos são capazes de matar de rir um sapo) e o grande escritor GEORGE BERNARD SHAW, cuja obra não conheço, mas cujas sentenças sempre aparecem naqueles frases do dia de agendas, cadernos e ementas de outros livros

Na meia cancha temos os geniais JONATHAN SWIFT(Viagens de Gulliver); OSCAR WILDE, (Salomé, O Retrato de Dorian Gray); JAMES JOYCE (Ulysses, O Retrato de um artista quando jovem, Dublinenses).

Nas alas, temos os filósofos EDMUND BURKE e THOMAS MORE.

Por fim, no ataque, pra fazer os gols, temos BONO VOX E RORY GALLAGHER. Como substitutos podemos colocar VAN MORRISON e THE EDGE (revezando com o Bono no lado U2)

Mas sinceramente ainda estou traumatizado com esses Russos. LENIN-TROTSKY, caramba! Põe a Lolita pra equilibrar!

Esse time tá habilidoso demais, mas precisaria um lado MAIS VIOLENTO, ou não sobrarão canelas.

sexta-feira, agosto 01, 2008

Escalacao I - RUSSIA

Viva! Ressucitou-se o blog! Fiquei felicissima de ter meus apelos atendidos! E como sao tempos desportivos e olimpicos, e nos somos pessoas altamente desportivas, sempre dispostas aqueeeeles cem metros rasos ate os bilhares carajas ou aquele trekking ate o Gralha, dentre outros -ad infinitum, acho que deveriamos unir nossa disposicao atletica com nossa disposicao filosofica, tudo isso com a cola das paginas da Historia: o me'.
Para tao elevado proposito, eis a sugestao, a ser profundamente discutida na mesa de um bar: inspirada pelo CRASSICO de monty python, futebol dos filosofos, acho que nestes tempos olimpicos deviamos fazer umas selecoes louquissimas e fechar times e chaves e fazer tipo uma copa louca dos filosofos. Acho que numa reuniao de degustacao cervejistica do SOP essa ideia faria sucesso.
vou de RUSSIA! Uniao Sovietica rulez =]
Fyodor Dostoevsky
Leo Tolstoy
Vladimir Lenin
Leon Trotsky
Vladimir Nabokov (... hahaha)
Joseph Stalin
Mikhail Gorbachev
Nikita Khrushchev
Leonid Brezhnev
Rasputin
Pavlov (no gol)
Poste a sua selecao!

Um Barato

.
Perfil do "My pace", para ouvir o primeiro e excelente single dos Stereotipos, com "Um Barato" e "Pub Fiction": http://www.myspace.com/stereotiposbr

Para fazer DOWNLOAD: http://www.toputo.com.br/?show=mp3&up=stereotipos


UM BARATO

Se o tempo passasse
E a roda rodasse
E a boca calasse
E você suspirasse
E o vazio esvaziasse suas malas
E o passado, na porta da sala

Se o bastante bastasse
E sua mão levantasse
Escolhesse entre todos
Perdesse seu jogo
Se o silêncio trouxesse a euforia
Sentado à cavalaria,

Seria um barato.

Se o mundo bastasse
E o tempo parasse
O intento contasse
E o momento chegasse

Se a alegria batesse à sua porta
E ela não se fizesse de morta

Se o tempo passar
Se a roda rodar
Se a boca calar
Se você suspirar
Se o vazio esvaziasse suas malas
E o passado na porta da sala,

Seria um barato.

....

Esse moleque, compondo e cantando essa música linda, é o mesmo que estava, esses dias, ouvindo Beatles comigo, lendo quadrinhos do Homem Aranha, jogando futebol no quintal e aprendendo a tocar violão :,) Mano querido! Eu que era o ídolo, também virei fã.
.

STEREOTIPOS

.

Como boas vindas à nova fase do nosso Sarau, quero demonstrar todo meu apreço por essa banda florianopolitana de incrível bom gosto que surpreende a cada dia.

Formada, em ordem alfabética, pelos amigos camaradas André Ribeiro (Bateria), Bruno Ruffier (Guitarra e Voz) e Greg Gianelli (Guitarra e Voz) e pelo mano Ju Caverna (Baixo e Voz), a banda surgiu no início desse ano, quando a última formação da antiga "Sol 68", que tinha mais elementos Jazz e Blues, e era mais pesado (a la The Cream, pra dar uma idéia) mudou um pouco a proposta, com músicas mais "colantes" e equilibradas, com mais vocalizações e, no meu entender, mais personalidade.

Os guris estão com agenda disputada.. Balneário, Florianópolis, Jaraguá, Joinville, São José, Blumenau, etc, e moram no DC.

Aqui o trecho de uma das linhas de show, só de Rock´n´Roll dos 50´s, que, apesar da qualidade ruim do vídeo, é um barato (droga de piada telegrafada):